Boa tarde!! Hoje iremos falar sobre os oito sentidos:
Visão, tato, audição, olfato e paladar, são os cinco sentidos tradicionais. Esses são os primeiros que vem em nossa mente.
Os outros três sentidos são: propriocepção, equilíbrio e interocepção.
Segundo Fonseca, a propriocepção, é a percepção dos músculos e articulações do corpo. Com ela, é possível saber a posição, a localização, orientação e o movimento sem depender dos sentidos básicos. Sem precisar tocar, é possível saber, qual a posição da perna esquerda. Também consegue tocar na ponta do nariz de olhos fechados.
O equilíbrio é percebido pelo sistema vestibular. Com ele é possível perceber o equilíbrio e a orientação no espaço, pois, envia informações sobre movimento e posição da cabeça, relativas à gravidade.
A interocepção é um sentido que se refere às condições físicas e fisiológicas do corpo. Os interoreceptores são sensores que informam o que os órgãos internos estão sentindo.
Em um cérebro funcionando bem, esses oito sentidos se completam e é possível ter percepção do que está acontecendo dentro e fora do corpo. Em alguns casos, essa comunicação pode estar afetada, levando a comportamentos compensatórios, como ocorre no Transtorno de Processamento Sensorial (TPS).
Espero que tenham gostado
Um abraço afetuoso
Prof.ª Vany Haddad
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Livro: Neuropsicomotricidade - Victor da Fonseca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário