quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Como o Autismo age no sistema nervoso?

Boa tarde!! Hoje, vamos entender como o autismo age no sistema nervoso

Segundo o Dr. Clay Brites da NeuroSaber, o autismo age nas áreas de grande importância no cérebro: cerebelo (o tônus muscular e o equilíbrio dependem dele), sistema límbico (responsável pelos comportamentos sociais e pelas emoções) e o hipocampo (parte integrante do sistema límbico e ligado à aprendizagem). 

Para a Neuropediatra Deborah Kerches, em seu livro Autismo ao Longo da Vida, o cérebro apresenta funcionamento atípico. Algumas crianças já apresentarão características nos primeiros meses de vida, enquanto outras podem ter um período de desenvolvimento dentro do esperado, e após perder as habilidades. Em casos mais funcionais, as características podem ser sutis ou mascaradas por estratégias sociais aprendidas tornando-se mais claras com o aumento das demandas sociais.


As situações acima expostas estão diretamente ligadas ao fato de o cérebro da criança não processar a informação tátil. Isso reflete a reação cerebral do autista. A região afetada, nesses casos, é o tálamo, o lobo temporal e a medula.

Segundo estudos, essas partes do cérebro podem ficar comprometidas durante o desenvolvimento do sistema nervoso. O número excessivo de neurônios está relacionado ao excesso de sensações no cérebro, causando toda essa desordem. Questões como intolerância a determinados aromas, gostos e tudo que se refira a alimentação também estão presentes na vida do autista

O cérebro dos autistas processa sinais sensoriais mais depressa que o normal. Já as respostas do núcleo caudado direito, região do cérebro ligada ao aprendizado e ao controle de impulsos motores, são mais lentas. 

Estudos realizados nos últimos anos mostraram que os hemisférios dos cérebros de pessoas com TEA têm um pouco mais de simetria do que os daqueles sem nenhum transtorno.

Mesmo que essa diferença não seja suficiente para diagnosticar o autismo, sabemos que a assimetria entre os lados esquerdo e direito do cérebro é um aspecto importante da organização cerebral. Isso porque algumas funções do cérebro tendem a ser dominadas, ou usar o termo técnico lateralizado, por um lado do cérebro.

De acordo com a Fisioterapeuta Cibele Kátia Faria Calza, ao longo da vida, o desenvolvimento motor aumenta a capacidade de realização de funções cada vez mais complexas e os prejuízos motores têm mais impactos em várias áreas, inclusive nas relações sociais.

As habilidades sociais envolvem um conjunto de competências que nos instrumentalizam para interagir com as pessoas ao nosso redor, sendo uma delas o desempenho motor. Todas as nossas ações envolvem algum desempenho motor, até mesmo para se comunicar, seja através da fala, através de outro comportamento comunicativo que pode ser expresso com a linguagem corporal com gestos e movimentos que dependem da capacidade de controle motor de cada indivíduo.


Vale lembrar que cada pessoa é única e, autista ou não, sua forma de pensar também é singular.

É importante sempre estimular e buscar ajuda quando precisar!


Espero que tenham gostado


Um abraço afetuoso

Profª Vany Haddad (Autista)


Referências

Site

Como o Autismo Age No Sistema Nervoso. Disponível em: <https://institutoneurosaber.com.br/como-o-autismo-age-no-sistema-nervoso/> Acesso em: 27.dez.2022


Livro

KERCHES, Deborah. Autismo ao longo da vida. 1ª Ed. São Paulo, SP Literare Books International, 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benefícios do Pilates X Autismo

  Bom dia!! Antes de falar sobre os benefícios do Pilates, uma pergunta: Você sabe o que é Pilates? Pilates é um método de exercícios desenv...